Dicas úteis

Causas prováveis da halitose

________________________________________________

Halitose é uma patologia existente em muitos pacientes, porem o assunto ainda enfrenta muitos tabus. O tão conhecido mau hálito pode ser um sinal de que há algum desequilíbrio orgânico no paciente o problema pode ter sua origem associada a doenças respiratórias, como a sinusite e amidalite, ou ao diabetes, à hipoglicemia, alterações hormonais, no trato digestivo ou renal ou até mesmo ao estresse.

            Alguns medicamentos usados para tratar a pressão alta, a depressão e as convulsões, dentre outros, podem causar a xerostomia, que por sua vez desencadeia o mau hálito.

             A xerostomia é o nome dado á diminuição do fluxo salivar deixando a mucosa bucal mais seca e friável, isto é, mais susceptível ás doenças bucais como um exemplo: a doença periodontal.

            Doenças gengivais ou periodontais também são responsáveis pela Halitose, uma vez que o acumulo de bactérias na superfície dos dentes causa inflamações,  infecções e consequentemente odores desagradáveis. A presença de cáries e restaurações desadaptadas também pode causar o desconforto da halitose.

             É importante que todas as pessoas, independente de sofrerem ou não de halitose, desenvolvam bons hábitos de higiene bucal e frequentem o consultório odontológico, prevenindo assim o problema.