Dicas A?teis

Higiene Bucal

Causas provA?veis da halitose

________________________________________________

Halitose A� uma patologia existente em muitos pacientes, porem o assunto ainda enfrenta muitos tabus. O tA?o conhecido mau hA?lito pode ser um sinal de que hA? algum desequilA�brio orgA?nico no paciente o problema pode ter sua origem associada a doenA�as respiratA?rias, como a sinusite e amidalite, ou ao diabetes, A� hipoglicemia, alteraA�A�es hormonais, no trato digestivo ou renal ou atA� mesmo ao estresse.

A�A�A�A�A�A�A�A�A�A�A� Alguns medicamentos usados para tratar a pressA?o alta, a depressA?o e as convulsA�es, dentre outros, podem causar a xerostomia, que por sua vez desencadeia o mau hA?lito.

A�A�A�A�A�A�A�A�A�A�A� A�A xerostomia A� o nome dado A? diminuiA�A?o do fluxo salivar deixando a mucosa bucal mais seca e friA?vel, isto A�, mais susceptA�vel A?s doenA�as bucais como um exemplo: a doenA�a periodontal.

A�A�A�A�A�A�A�A�A�A�A� DoenA�as gengivais ou periodontais tambA�m sA?oA�responsA?veisA�pela Halitose, uma vez que oA�acumulo de bactA�rias na superfA�cie dos dentes causa inflamaA�A�es,A� infecA�A�es e consequentemente odoresA�desagradA?veis. A presenA�a de cA?ries e restauraA�A�es desadaptadas tambA�m pode causar o desconforto da halitose.

A�A�A�A�A�A�A�A�A�A�A� A�A� importante que todas as pessoas, independente de sofrerem ouA�nA?o de halitose, desenvolvam bons hA?bitos deA�higieneA�bucal e frequentem o consultA?rio odontolA?gico, prevenindo assim o problema.